FUNDAG, através de seu Presidente do Conselho Curador, Mauricio Mendes, prestigia evento na FAPESP onde FUNDECITRUS apresenta resultados de pesquisa sobre a Clorose Variegada dos Citros (CVC).

Evento Citricultura

A Clorose Variegada dos Citros (CVC), conhecida como “amarelinho”, é uma doença causada pela bactéria Xylella fastidiosa, que atinge todas as variedades comerciais de citros. Restrita ao xilema (tecido condutor) da planta, a bactéria obstrui os vasos responsáveis pelo transporte de água e nutrientes da raiz para a copa da planta.

A bactéria é transmitida para a planta por doze espécies de cigarrinhas, que são responsáveis pela disseminação da CVC em todas as regiões citrícolas do país ao se alimentarem no xilema de árvores contaminadas, adquirirem a bactéria e transmiti-las para plantas sadias.

No pomar afetado pela CVC, os frutos ficam duros, pequenos e amadurecem precocemente, podendo perder até 75% de seu peso. A produção do pomar cai rapidamente. Com o avanço da doença, os frutos ficam queimados e impróprios para a comercialização.

No Brasil, a CVC foi identificada no ano de 1987, em pomares do Triângulo Mineiro e Norte e Noroeste do estado de São Paulo. Hoje, está presente em quase todas as áreas citrícolas do país em intensidades diferentes.

Unsere probenproben finden in der vorlesungszeit mittwochs bachelorarbeit schreiben lassen zwischen 20.
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *