Conheça o sucesso do projeto “Conservador das Águas” em Extrema, no Sul de Minas Implementado desde 2005, este programa é uma política pública municipal focada na adequação ambiental de propriedades rurais na Serra da Mantiqueira.
O segredo está no plantio de árvores: o reflorestamento e o cercamento das nascentes reduzem a velocidade da água, permitindo que ela seja absorvida pelo solo e liberada lentamente. Dessa forma, áreas degradadas são transformadas em fontes de água, garantindo abundância hídrica, inclusive para a irrigação e aumento da produção agrícola.
O projeto reconhece o agricultor como um produtor de serviços ambientais, remunerando-o por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) pela preservação do solo e da biodiversidade.
Com cerca de 400 contratos vigentes e mais de 2,5 milhões de mudas plantadas, este modelo de gestão sustentável transformou Extrema em uma referência nacional e internacional. A FUNDAG atua como interveniente neste importante projeto de segurança hídrica!


